Um estudo recente descobriu que mulheres mais velhas que eram sedentárias por longos períodos tinham um risco muito maior de desenvolver doenças cardiovasculares do que mulheres que sentavam-se menos.
O estudo observacional, publicado em 22 de fevereiro de 2019, em Circulationanalisaram, avaliou os padrões de atividades de mais de 5 mil mulheres (com idades entre 63 e 97 anos) por uma semana, e depois as acompanhou por mais cinco anos.
Tanto o tempo total gasto sentado em cada dia e a duração de cada período de inatividade foi medido com rastreadores de aptidão.
O achado chave: uma hora adicional de tempo sedentário total foi associada a um risco 12% maior de doença cardiovascular durante o período de acompanhamento, e quando esse tempo de sessão foi composto de longas sessões sedentárias ininterruptas, o risco foi muito maior (como 54%) do que quando foi acumulado em períodos curtos e regularmente interrompidos de tempo sedentário.
A conclusão: reduzir o tempo de sedentarismo em uma hora por dia foi associado a um risco 12% menor de doença cardiovascular e um risco 26% menor de desenvolver doença cardíaca durante o período do estudo.
Melhor ainda: Os pesquisadores dizem que a redução de uma hora por dia não precisa ser acumulada ao mesmo tempo.
Os momentos passados andando para obter um copo de água, ir até a caixa de correios, ou, simplesmente, levantar para pegar o telefone podem se acumular.
A chave é interromper o seu tempo sentado com atividade que fará seu coração e pulmões trabalharem.
Fonte: Harvard Medical School
Hozzászólások