Será que o chocolate pode trazer benefícios à saúde?
O fato é que o #cacau é o grande responsável pelos benefícios do chocolate, embora seja preciso ter cautela e pensamento crítico na hora da escolha.
O Cacau:
O cacau é rico em polifenois, antioxidantes naturais encontrados em alimentos como frutas, legumes, chá, chocolate amargo e vinho .
Essa substância tem sido associada a inúmeros benefícios para a saúde, incluindo inflamação reduzida, melhor fluxo sanguíneo, pressão arterial mais baixa e melhores níveis de colesterol e açúcar no sangue ( 1 ).
O cacau é uma das fontes mais ricas de polifenóis.
No entanto, processar o cacau pode causar a perda de suas propriedades benéficas. Também é frequentemente tratado com alcalino para reduzir o amargor, o que resulta em uma diminuição de 60% no conteúdo de flavonoides ( 1 ).
Portanto, embora o cacau seja uma ótima fonte de polifenois, nem todos os produtos que contêm cacau fornecerão os mesmos benefícios.
Benefícios para a saúde cardiovascular:
O cacau, tanto em sua forma em pó quanto na forma de chocolate amargo, pode ajudar a baixar a pressão arterial ( 2 ).
Este efeito foi observado pela primeira vez nas pessoas que habitam na região da América Central, que bebiam cacau e possuíam pressão arterial muito menor do que seus parentes não-produtores de cacau ( 3 ).
Acredita-se que os flavonoides do cacau melhoram os níveis de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e reduzir a pressão arterial ( 2 , 3 ).
Uma revisão analisou 35 experimentos que forneceram aos pacientes 0,05 a 3,7 gramas (1,4 a 105 gramas) de produtos de cacau, ou aproximadamente 30 a 1.218 mg de flavonoides.
Descobriu-se que o cacau produziu uma redução pequena, mas significativa, de 2 mmHg na pressão sanguínea.
Além disso, o efeito foi maior em pessoas que já tinham pressão alta do que naquelas que não tinham e em idosos, em comparação com pessoas mais jovens ( 3 ).
Além de reduzir a pressão arterial, parece que o cacau tem outras propriedades que podem reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame ( 1 , 4 , 5 ).
Um estudo apontou que o cacau reduz o colesterol LDL "ruim", além de ter um efeito anticoagulante similar à aspirina, melhora o açúcar no sangue e reduz inflamação ( 2 , 4 , 6 ).
Essas propriedades têm sido associadas a um menor risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral ( 1 , 5 , 7 , 8 ).
Uma revisão de nove estudos em 157.809 pessoas descobriu que o consumo mais elevado de chocolate amargo estava associado a um risco significativamente menor de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e morte ( 9 ).
Estes resultados sugerem que o consumo frequente de pequenas quantidades de chocolate rico em cacau pode trazer benefícios protetores para o coração .
*Nota: O chocolate deve conter uma porcentagem igual ou maior a 70% de cacau para oferecer os benefícios citados acima.
O uso do cacau não substitui as consultas de rotina e medicamentos prescritos por seu médico.
O uso do cacau in natura em pó também é muito bem-vindo! Então confira essa receita de mousse de cacau para substituir o chocolate ao leite:
Ingredientes 1 abacate pequeno maduro 3 colheres de sopa de cacau em pó 70% 2 colheres de sopa de agave ou mel orgânico 2 colheres de sopa de chia 2 colheres de sopa de água ou leite de coco – opcional 6 avelãs – opcional Folhas de hortelã para decorar
Modo de preparo
Em um liquidificador, colocar todos os ingredientes, exceto a água.
Pulse até formar um creme homogêneo.
Caso tenha dificuldades para liquidificar a mistura, coloque a água para facilitar o processo.
Prove e ajuste o sabor.
Coloque em taças, cubra com papel filme e conserve na geladeira até o momento de servir.
Receita de bodytech.com.br
コメント