As sementes de chia estão entre as fontes vegetais mais ricas de ácido graxo ômega-3, conhecido como ácido alfa-linolênico (ALA).
Dietas ricas em ALA têm sido associadas a um menor risco de doença cardíaca. As sementes de chia também são ricas em fibras insolúveis, o que pode ajudar a diminuir os níveis prejudiciais de colesterol LDL.
Por ser rica em fibras, a chia provoca uma sensação de saciedade que pode fazer você comer menos.
Bom humor
Além de turbinar a saúde cardíaca, o ácido graxo ômega 3 traz uma vantagem extra: é inimigo do mau humor. Em um estudo da Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, um grupo de estudantes que ingeriram uma dose diária do nutriente apresentou redução de 20% na ansiedade, em comparação com quem recebeu placebo.
Glicose
Por possuir baixo índice glicêmico, a chia ajuda a evitar picos de açúcar no sangue, que podem causar hipoglicemia ou hiperglicemia.
Culinária
Como as sementes de chia não têm muito sabor, você pode adicioná-las a diferentes alimentos, como cereais, iogurtes ou sopas, para obter um aumento furtivo de nutrientes. Quando adicionadas ao líquido, as sementes desenvolvem uma textura semelhante à gelatina, por isso são frequentemente usadas para fazer pudins saudáveis.
Fonte: Harvard Health e Wownutrition
Comments