A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomendou limites para o consumo diário de sódio para crianças.
As novas orientações estabelecem que sejam consumidos, no máximo, 2 g de sódio (o equivalente a 5 g de sal de cozinha). A orientação vem a partir da forte associação entre pressão alta na infância e o mesmo problema na vida adulta, o que aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.
Além disso, a organização alerta que doenças não comunicáveis ligadas a alimentação são crônicas e levam décadas para se manifestar. A restrição no consumo, portanto, visa a atrasar o surgimento de tais enfermidades, o que poderia salvar vidas e resultar em cortes substanciais de gastos.
Em relação aos adultos, a OMS também promoveu mudanças. Antes era recomendado um consumo diário de 2 g de sódio. As novas diretrizes, por medida de segurança, baixaram esse limite e agora indicam a ingestão de menos de 2 g.
Outro ponto importante ressaltado na nova recomendação refere-se à ingestão de potássio. Um indivíduo com nível baixo de potássio e elevado de sódio tem maior risco de apresentar hipertensão. Portanto, a entidade estabeleceu um limite de 3,5 g de potássio ao dia. Exemplos de alimentos ricos nesse tipo de nutriente são mamão, banana, abacate, iogurtes e folhas verdes.
Fonte: Coração Alerta
Comments