Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, que foi publicado pelo Journal of the American Heart Association, revelou que consumir suplementos de ômega 3 pode diminuir o risco de ataques cardíacos em até 8%.
De acordo com a publicação, os chamados ácidos graxos encontrados no óleo de peixe são essenciais na prevenção de ataques cardíacos e doenças cardíacas coronárias.
No final de 2019, os EUA aprovaram um novo uso do icosapent etil (Vascepa), uma droga que é uma forma altamente purificada do ácido eicosapentaenóico (EPA), um ácido graxo ômega-3 encontrado em peixes.
O medicamento foi originalmente aprovado em 2012 para o tratamento de pessoas com níveis muito altos de triglicerídeos, um tipo de gordura no sangue.
Agora, o icosapent etil é aprovado para pessoas com níveis de triglicerídeos maiores ou iguais a 150 miligramas por decilitro, que também têm um risco elevado de doença cardiovascular, apesar de tomar a dose mais tolerável de uma estatina que reduz o colesterol.
Um grande estudo descobriu que o medicamento diminui o risco de ataque cardíaco, derrame e morte por causas cardíacas em 26% quando comparado com um placebo.
O icosapente etil parece funcionar diminuindo a quantidade de triglicerídeos produzidos pelo organismo.
Mas os benefícios protetores cardiovasculares também podem surgir de outros mecanismos, como reduzir a inflamação e diminuir a probabilidade de coagulação do sangue. Os efeitos colaterais incluem aumentos potenciais no risco de sangramento ou fibrilação atrial mais frequente (principalmente em pessoas que já apresentam arritmia).
Converse com seu médico antes de optar por tomar suplementos alimentares.
Comments